Automações
Acionadores e ações
Acionadores e ações permitem que o bot execute ações quando alguns eventos acontecem dentro do bot.
Neste artigo:
1. Crie uma regra
Acionadores e ações permitem que o bot execute ações quando alguns eventos acontecem dentro do bot.
Se algo acontecer dentro do bot do Messenger, ele acionará a automação e fará com que o bot execute a ação correspondente.
Você pode usar essas regras para automatizar tarefas como:
Quando uma etiqueta for aplicada a um usuário, adicione-o a um público personalizado do Facebook.
Quando um usuário clicar em seu e-mail, inscreva-o em uma sequência do Messenger.
Quando um novo pedido for feito, informe os administradores por e-mail ou SMS.
Quando o valor de um campo personalizado for alterado, notifique o administrador.
Para criar sua própria regra personalizada, navegue até Menu > Ferramentas > Acionadores e Ações e clique em "Adicionar" para criar uma nova.

A tabela abaixo do botão "Adicionar" mostrará os detalhes de cada regra que você criou e seu status, esteja ela ativa ou não.
Você também pode editar e excluir as regras selecionando o menu localizado ao lado de cada regra na tabela.
Agora, dê qualquer nome para esta regra de automação que desejar no pop-up "Adicionar Novo".
Criar uma regra
Depois de clicar no botão "Adicionar" na página principal na seção "Acionadores e ações", nossa plataforma o levará a uma página de configuração semelhante à imagem abaixo,

Aqui nesta página, você terá duas colunas – Acionadores e Ações.
Acionadores – Você pode escolher qualquer gatilho de nossa plataforma clicando no botão azul "+ Gatilho". Na plataforma ChatBot360, você tinha mais de 20 opções de gatilho como,
Etiqueta aplicada
Etiqueta removida,
Inscrito na Sequência,
Cancelamento da assinatura da sequência,
Valor do campo personalizado alterado,
Carrinho abandonado,
Nova Ordem,
Ordem concluída,
Pedido cancelado,
Produto adicionado ao carrinho,
Categoria adicionada ao carrinho,
Produto removido do carrinho,
E-mail entregue,
E-mail aberto,
Emai clicou,
E-mail cancelado,
E-mail descartado,
Chat ao vivo ativado,
Chat ao vivo desativado,
O usuário indicou um novo usuário,
Usuário existente indicado,
Novo assinante,
Usuário com assinatura cancelada do bot
Ações – As ações são a tarefa que seu chatbot do Messenger executará para esse gatilho específico (regra). Você pode escolher qualquer ação com base em sua necessidade, selecionando o botão laranja "+ Ação".
Escolha a ação necessária que se adequará ao gatilho e comece a automatizar as regras salvando o processo.
Você também pode,
Envie um e-mail de acompanhamento 2 dias depois, se o usuário não clicar no e-mail.
Sugira ao usuário um produto B que seja complementar, quando o usuário adiciona um produto A ao carrinho (CROSS SELL).
Envie um lembrete dois dias antes da data do encontro, quando um usuário reservar um serviço.
Estes são alguns exemplos de como você pode usar essa automação de regras de forma eficaz com bots do Messenger na plataforma ChatBot360.
Espero que este artigo de conhecimento ajude você a conhecer a ferramenta "Gatilho e Ações" na plataforma ChatBot360.
Se você tiver outras dúvidas ou perguntas, visite outros artigos na base de conhecimento ou interação com nossa comunidade ou entre em contato com nosso suporte para tirar suas dúvidas.