Comércio no WhatsApp
As empresas podem exibir e compartilhar seus produtos e serviços com os clientes diretamente no WhatsApp, permitindo que eles naveguem pelos itens e os adicionem ao carrinho sem sair da conversa.
Neste artigo:
Configuração
Envio de produtos durante a conversa
Comportamento da plataforma para perguntas sobre um produto
Comportamento da plataforma quando um usuário envia o carrinho de compras
Finalização da Compra
Mensagem de recuperação de carrinho abandonado
Descoberta de Produtos
Gatilhos e Ações
As empresas podem exibir e compartilhar seus produtos e serviços com os clientes diretamente no WhatsApp, permitindo que eles naveguem pelos itens e os adicionem ao carrinho sem sair da conversa.
O Comércio do WhatsApp é totalmente integrado com o ChatBot360, permitindo que sua empresa venda facilmente seus produtos dentro do seu bot do WhatsApp.
Configuração
Siga os passos abaixo:
1 – Crie um Catálogo da Meta: Todos os produtos usados no Comércio do WhatsApp devem pertencer a um Catálogo do Facebook. Se uma empresa já possui um catálogo do Facebook configurado, sugerimos que você aproveite esse catálogo para os casos de uso do Comércio do WhatsApp. Se você não tem um catálogo do Facebook, siga esta documentação para aprender como criá-lo.
2 – Conecte seu Catálogo a uma WABA: Siga esta documentação para aprender como conectar seu Catálogo à sua Conta Empresarial do WhatsApp (WABA). Esteja ciente de que você só pode conectar um Catálogo a uma WABA. Um Catálogo pode ser conectado a várias WABAs.
3 – Conecte o ChatBot360 ao seu Catálogo: Navegue até Menu > Ferramentas > E-commerce, clique no botão "Conectar Catálogo da Meta" e siga as instruções.
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4 – Vincule os produtos do ChatBot360 aos produtos do Catálogo: Nós importamos automaticamente todos os produtos do Catálogo do Facebook quando você conecta seu bot ao Catálogo, mas o Facebook não permite que aplicativos obtenham os SKUs dos produtos por meio de sua API. Toda a comunicação com o Comércio do WhatsApp é feita através do SKU (ID de Conteúdo no Catálogo do Facebook). Você precisará copiar manualmente o ID de Conteúdo do Catálogo do Facebook e defini-lo como o SKU no ChatBot360.
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Copie o ID de Conteúdo de cada Produto e edite seu produto no ChatBot360.
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Para produtos com variações, você precisará repetir o processo acima para cada uma delas.
Esteja ciente de que, devido a limitações do WhatsApp, apenas as variações podem ser enviadas dentro do bot. Não é possível enviar o produto principal que contém as variações.
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Envio de produtos durante a conversa
1 – Coleção: Você pode usar o elemento "Coleção" no construtor de fluxos para enviar um produto a um usuário. Esteja ciente de que, com a coleção, não é possível enviar produtos com variações pelo WhatsApp.
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2 – Enviar Produtos: Se você escolher WhatsApp como o tipo de mensagem, verá o elemento "Enviar Produtos". O elemento "Enviar Produtos" mostrará apenas os produtos que estão prontos para serem enviados no WhatsApp, incluindo as variações de um produto. Esteja ciente de que, se um produto ou variação não tiver um SKU definido, não será possível enviá-lo aos usuários no WhatsApp.
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3 – Enviar produtos pela Caixa de Entrada
Na Caixa de Entrada, você pode facilmente selecionar produtos e enviá-los ao usuário.
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Comportamento da plataforma para perguntas sobre um produto
1 – A pergunta e o produto são exibidos na Caixa de Entrada.
2 – A Plataforma aciona o gatilho “Usuário Perguntou Sobre um Produto”. Você pode saber mais sobre este novo gatilho na seção “Gatilhos e Ações” desta documentação.
3 – Respostas automáticas são acionadas. Esteja ciente de que a resposta padrão será acionada se o bot não souber como responder à pergunta do usuário.
Comportamento da plataforma quando um usuário envia o carrinho de compras
1 – O carrinho de compras é exibido na Caixa de Entrada.
2 – A Plataforma aciona o gatilho “Carrinho de Compras do WhatsApp Enviado”. Você pode usar este gatilho para notificar os administradores.
3 – O usuário recebe uma mensagem com as informações do carrinho de compras para finalizar o pedido.
Importante: um pedido é criado somente depois que o usuário finaliza a compra. Se você deseja criar um pedido toda vez que um cliente envia um carrinho de compras, use o gatilho “Carrinho de Compras do WhatsApp Enviado” e a ação de E-commerce “Marcar Pedido como Pago”.
Finalização da Compra
O ChatBot360 possui uma página de checkout integrada que permite à sua empresa aceitar pagamentos usando Stripe, Paypal ou Razorpay. Após o usuário enviar um carrinho de compras no WhatsApp, nossa plataforma solicitará automaticamente que ele finalize a compra. Você pode criar sua própria página de checkout ou usar um fluxo como opção de finalização.
Mensagem de recuperação de carrinho abandonado
Nossa plataforma enviará automaticamente uma mensagem de recuperação de carrinho abandonado se o usuário enviar um carrinho de compras e não finalizar o pedido dentro de um determinado período, de acordo com sua configuração. Você pode desativar ou alterar o tempo de espera para o envio dessa mensagem navegando até Ferramentas > E-commerce > Configurações > Geral > Mensagem de carrinho abandonado.
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Você pode usar "Gatilhos e Ações" se quiser ter mais controle sobre a mensagem de recuperação de carrinho abandonado.
Descoberta de Produtos
Por padrão, os nomes dos seus produtos são pesquisáveis, o que significa que seus clientes podem enviar mensagens para encontrar produtos automaticamente. Nós gerenciamos esse processo para você automaticamente com nossa IA integrada. Você pode desativar a busca no nível do produto ou no nível da conta. Produtos com variações не são pesquisáveis dentro do WhatsApp. Para desativar a busca em sua conta, navegue até Ferramentas > E-commerce > Configurações > Geral > Pesquisa de Produtos.
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Gatilhos e Ações
Todos os gatilhos relacionados a e-commerce funcionam no Comércio do WhatsApp, exceto “Produto Adicionado ao Carrinho” e “Categoria Adicionada ao Carrinho”. Além disso, adicionamos dois novos gatilhos que funcionam apenas com o Comércio do WhatsApp.
Carrinho de Compras do WhatsApp Enviado: é acionado quando um usuário envia um carrinho de compras para a empresa. Você pode usar este gatilho para notificar os administradores.
Usuário Perguntou Sobre um Produto: é acionado quando um usuário faz uma pergunta sobre um produto. Use o campo de sistema {{product_id}}
ou {{product_name}}
para saber a qual produto o usuário está se referindo.
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