Avançado
Criando uma galeria dinâmica a partir de qualquer planilha do Google
Agora é possível criar uma galeria dinâmica a partir de qualquer planilha do Google que você criou. Ele abre diversas opções onde você pode ter todo o poder do Planilhas Google disponível.
Neste artigo:
Conecte sua conta do Planilhas Google
Criando a Galeria Dinâmica
Como fornecer informações dinâmicas com base na opção escolhida
Exemplos de ações adicionais
Segmentando seu público
Limitação do Facebook com ações adicionais
Agora é possível criar uma galeria dinâmica a partir de qualquer planilha do Google que você criou. Ele abre diversas opções onde você pode ter todo o poder do Planilhas Google disponível.
Conecte sua conta do Planilhas Google
Antes de mais nada, certifique-se de conectar o Planilhas Google ao ChatBot360, caso ainda não o tenha feito. Se precisar de ajuda para configurá-lo, você pode fazê-lo aqui
Criando a Galeria Dinâmica
Para fazer isso, acesse o construtor de fluxos e use a ação Planilhas do Google -> Gerar galeria dinâmica de qualquer planilha do Google.
A partir daqui, você conecta sua planilha e a planilha que deseja usar. Você verá um cartão de galeria aparecer e é a partir daqui que você construirá seu próprio cartão de galeria.

Como você pode ver, é uma maneira muito visual de criar seu cartão de galeria.
Para preencher o URL da imagem, Título e legenda, use as colunas disponíveis em sua Planilha Google. Se você pressionar o ícone { ou a variável, verá as colunas disponíveis por nome, o que torna muito fácil selecionar a correta.

Você pode selecionar as colunas corretas com muita facilidade. Certifique-se de que, ao selecionar a coluna da imagem, você inseriu um URL correto dentro dessa coluna. Caso contrário, você poderá receber um erro ao tentar visualizar o cartão da galeria. Você também terá acesso a todas as outras variáveis se quiser mais personalização ou personalização.
Depois de selecionar as colunas desejadas, você também pode adicionar um botão, se desejar. Ao pressionar o botão, você terá algumas opções para escolher, assim como quando cria um botão normal.
Essas opções são:
Abrir site
Número de telefone
Etapa inicial
Iniciar etapa externa

Ao escolher uma opção, você também poderá executar ações adicionais. Não há restrições quanto à quantidade de ações que você pode configurar. Mas há uma limitação e isso é definido pelo Facebook, infelizmente. Mas falaremos disso mais tarde.
Como fornecer informações dinâmicas com base na opção escolhida
Até agora, aprendemos como configurar um cartão de galeria dinâmico. Agora é hora de trabalhar em como fornecer as seguintes informações e usar ações adicionais para realmente entender como essa nova integração é fácil, mas incrivelmente poderosa.
Vamos dar uma olhada em uma folha de amostra

Temos dois itens aqui que exibem um Frappuccino Simples e um Frappuccino de Caramelo. Dependendo da escolha que o assinante fizer, queremos mostrar a descrição detalhada que corresponde a essa escolha.
Para configurar isso, precisamos pressionar o botão mais informações que configuramos no cartão da galeria na ação da planilha do Google. Quando pressionado, podemos escolher uma ação adicional chamada de campo Definir personalizado.
A partir daqui, uma janela pop-up aparecerá e poderemos definir o campo personalizado de nossa escolha com um valor.
Escolheremos a Coluna D (inserida como {{C}}, pois fornece os detalhes que gostaríamos de exibir.
Uma vez feito isso, pressione o botão ressalva para completar a ação. Em seguida, pressione salvar mais uma vez para sair da configuração do cartão da Galeria.
Então, vamos ver como isso fica no back-end até agora

Parece muito básico, certo?
Viu como é fácil mostrar informações armazenadas em qualquer coluna dentro da sua planilha do Google?
Basta usar o campo personalizado conjunto de ações e definir o valor para a coluna que conterá as informações.
Se você quiser mostrar várias colunas, basta adicioná-las após a primeira.
Então, isso ficaria assim: {{A}} {{B}}
Exemplos de ações adicionais
Para mostrar como é fácil usar essa nova integração, forneceremos um exemplo das ações adicionais que você pode usar para torná-la uma combinação realmente poderosa
Segmentando seu público
É muito fácil segmentar seu público com base no último produto ou item visualizado na galeria dinâmica.
Para habilitar isso, inseriremos outro campo personalizado de conjunto de ações adicional. Agora vamos definir um campo personalizado chamado Last_viewed_product para o valor do Nome do produto na planilha do Google.

Como a coluna é a primeira, a única coisa que precisamos fazer é usar o valor {{A}}.
É isso!
Nada mais a fazer.
Agora, ao segmentar assinantes, não é aconselhável usar etiquetas nesta etapa, pois as etiquetas não podem ser configuradas dinamicamente como a ação Definir campo personalizado.
Mas você ainda pode marcar esse usuário na próxima etapa, se desejar. Após o pressionamento do botão, você pode adicionar uma condição que verifica a escolha de um usuário usando a última ação de campo personalizado que configuramos.
Isso pode ser mais ou menos assim;

Mas, como você sabe, você pode segmentar por campos personalizados, bem como etiquetas, portanto, a configuração acima pode não se aplicar a você.
Segmentar seu público é importante, pois você pode enviar acompanhamentos personalizados que aumentam as conversões e o engajamento.
Limitação do Facebook com ações adicionais
Como mencionado, também voltaríamos ao tópico das limitações.
A limitação atual definida pelo Facebook é que sempre que você quiser definir um campo personalizado, a quantidade de caracteres não pode ser maior que 1000 caracteres. Na maioria dos casos, isso não será um problema, mas se você estiver armazenando uma descrição detalhada do Planilhas Google ou combinando vários valores de coluna em um campo personalizado, poderá exceder a quantidade de caracteres.
Portanto, lembre-se disso ao definir um campo personalizado com valores dentro de sua planilha do Google. Mas, em geral, você nunca excederá esse limite. Gostaríamos de apontar isso para você, se você receber um erro, que provavelmente é esse o motivo.