Essenciais
Campos personalizados e coleta de dados do usuário
Campos personalizados no ChatBot360 atuam como variáveis para armazenar informações do usuário como e-mail, número de telefone, preferência e muito mais, com base na sua necessidade e no processo de construção do bot.
Neste artigo:
Criar um Campo Personalizado
Usar Campo Personalizado no Fluxo de Chat
Campos personalizados no ChatBot360 atuam como variáveis para armazenar informações do usuário como e-mail, número de telefone, preferência e muito mais, com base na sua necessidade e no processo de construção do bot.
Os dados do campo personalizado podem ser armazenados em diferentes formatos, como:
Texto
Número
Data
Data e Hora
Verdadeiro/Falso
Criar um Campo Personalizado
Você pode criar o campo personalizado na seção de fluxos.
Vá para Menu > Fluxos > Campos Personalizados

Clique no botão “Adicionar” se você quiser adicionar um Campo Personalizado. Na imagem abaixo, você pode preencher o nome e o tipo conforme sua necessidade, e não se esqueça de preencher os detalhes sobre o campo personalizado no campo de descrição. Embora a “descrição” seja opcional, esta informação o ajudará quando você tiver múltiplos campos personalizados no futuro.

Na imagem abaixo, você pode preencher o nome e o tipo conforme sua necessidade, e não se esqueça de preencher os detalhes sobre o campo personalizado no campo de descrição. Embora a “descrição” seja opcional, esta informação o ajudará quando você tiver múltiplos campos personalizados no futuro.
Agora você verá como podemos usar este campo personalizado no fluxo de chat para armazenar automaticamente as informações do usuário no fluxo.
Usar Campo Personalizado no Fluxo de Chat
Se você já criou o campo personalizado para salvar a entrada do usuário (informações), está tudo bem. Ou você também pode criar um campo personalizado enquanto constrói o fluxo de chat.
Selecione o fluxo onde você deseja usar este recurso de campo personalizado.
No fluxo, utilize “Obter Dados do Usuário” para coletar informações dos seus assinantes (similar à imagem abaixo).

Então, clique no botão “Editar” para configurar o assistente de campo personalizado.

Agora, escolha o campo personalizado se você já o criou ou você pode criar um novo campo personalizado aqui no próprio assistente.

É assim que o fluxo de chat é construído:

E essa entrada do usuário será armazenada no campo personalizado respectivo, como dissemos antes. Você pode ver essas informações do campo personalizado nos detalhes individuais do público.
Esperamos que este artigo ajude você a entender mais sobre o recurso de campo personalizado na plataforma ChatBot360.
Se você ainda tiver alguma dúvida, visite outros artigos na base de conhecimento ou pergunte à comunidade para obter ajuda ou entre em contato com nosso suporte para esclarecer suas dúvidas.