Messenger
Lista do Messenger – Mensagens de marketing
A Lista do Messenger permite que as empresas enviem mensagens além da janela de mensagens padrão para usuários que optam por recebê-las.
Neste artigo:
A frequência com que você pode enviar mensagens aos usuários
Como os usuários optam por entrar na sua Lista do Messenger?
Enviar um broadcast para sua Lista do Messenger.
Melhores Práticas
Limitações
A Lista do Messenger permite que as empresas enviem mensagens além da janela de mensagens padrão para usuários que optam por recebê-las.
A “janela de mensagens padrão” é um período de 24 horas que começa quando um usuário interage com uma empresa no Facebook Messenger. Durante esse tempo, as empresas podem enviar mensagens relacionadas à consulta ou transação do usuário sem a necessidade de permissões especiais.
Após essa janela de 24 horas, as empresas não podem enviar mensagens, a menos que o usuário tenha optado por receber mensagens de marketing ou se a mensagem for sobre atualizações específicas, como uma compra recente.
As empresas podem solicitar aos usuários permissão para enviar mensagens de marketing durante a janela de 24 horas. Se um usuário optar por recebê-las, a empresa poderá enviar mensagens sobre promoções e campanhas fora do período padrão de 24 horas.
As mensagens de marketing ajudam as empresas a permanecerem conectadas com os clientes e a mantê-los informados sobre atualizações e ofertas de seu interesse.
A frequência com que você pode enviar mensagens aos usuários
As empresas podem enviar no máximo uma mensagem de marketing por dia por tópico. Isso significa que, se você quiser enviar mais de uma mensagem por dia, precisará solicitar que os usuários optem por múltiplos tópicos. Sua empresa não é obrigada a enviar uma mensagem diariamente.
Como os usuários optam por entrar na sua Lista do Messenger?
Antes de poder enviar mensagens de marketing aos seus contatos, eles precisam optar por recebê-las. Siga este passo para obter o consentimento do usuário:
No construtor de fluxo, selecione Messenger como o tipo de mensagem.
Adicione o conteúdo “Solicitação de Notificação”.

Escolha ou crie o tópico para suas mensagens de marketing. O nome do tópico é visível apenas para administradores.

Enviar um broadcast para sua Lista do Messenger.
Depois que um usuário se inscreve na sua Lista do Messenger, você pode enviar a ele uma mensagem de transmissão no futuro. Siga este passo para enviar uma transmissão para sua Lista do Messenger:
Crie seu fluxo e selecione seu tópico como o tipo de mensagem.

Navegue até Menu > Transmissões e clique no botão Enviar.
Escolha o canal Messenger e selecione a opção Lista do Messenger.




Selecione o fluxo que você criou na etapa 1.

Você também pode inscrever seus contatos em uma campanha de gotejamento (drip campaign) e enviar-lhes mensagens usando a Lista do Messenger. Campanhas de gotejamento são uma ótima maneira de educar seus leads, enviando-lhes sequências de conteúdo valioso durante um período de tempo.
Melhores Práticas
Sua empresa deve enviar mensagens relevantes e valiosas às pessoas para criar uma experiência de usuário de alta qualidade, fazendo o seguinte:
Sua solicitação de opt-in, incluindo o título e a imagem, deve abranger os tipos de mensagens que os usuários podem esperar receber, como recomendações de produtos, ofertas, etc.
Ao enviar mais de uma solicitação de opt-in a um usuário, cada solicitação de opt-in deve indicar claramente os diferentes e específicos tipos de mensagens de marketing que o usuário pode esperar receber.
Limitações
Você não deve usar a Lista do Messenger, incluindo as solicitações de opt-in, para enviar spam aos usuários. Isso inclui o envio de solicitações de opt-in duplicadas em alta frequência para o(s) mesmo(s) usuário(s).
Não ofereça recompensas aos usuários em troca da adesão à Lista do Messenger. Isso inclui recompensas tangíveis ou intangíveis, bem como recompensas financeiras ou não financeiras, como cupons, descontos, pontos, mercadorias, dinheiro de volta ou outras recompensas ou incentivos.
Geralmente, até 10 solicitações de opt-in podem ser enviadas por usuário em um período de 7 dias. Um sub-limite de até 5 solicitações de opt-in pode ser enviado a um usuário em um único dia.