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O que é um fluxo?

Nesse artigo vamos guiá-lo em uma introdução sobre o conceito de fluxos.

Nesse artigo:

  1. O que é um fluxo?

  2. Como funciona

  3. Principais componentes de um Fluxo

  4. Quais são as funções dos fluxos?

  5. Porque usar fluxos?

  6. Onde encontrar os fluxos?

  7. Artigos Relacionados

O que é um fluxo?

Fluxos são representações visuais que mostram o caminho de decisões que o computador irá tomar, os fluxos são muito usados para automatizar serviços como chatbots ou formulários. Eles possibilitam a criação de automações sem a necessidade de programação, permitindo personalizar a interação com os usuários.

Como funciona

Imagine um fluxo como um mapa de decisões, onde cada etapa é representada por um "bloco". Cada bloco pode ser uma mensagem, uma pergunta ou uma ação. Esses blocos se conectam por setas, mostrando para onde o sistema vai seguir com base nas respostas ou escolhas do usuário.

Principais Componentes de um Fluxo
  • Blocos de Mensagem:

    São as interações que o usuário visualiza, como textos, imagens ou botões.


  • Entradas do Usuário:

    Onde o sistema coleta informações, como nome, e-mail ou respostas para perguntas.


  • Condições:

    Usadas para direcionar o fluxo. Por exemplo, "se a resposta for 'Sim', vá para o próximo passo, caso contrário, vá para outro".


  • Ações Automatizadas:

    Realizam tarefas, como enviar e-mails ou fazer chamadas para outros sistemas.


  • Conectores:

    Estabelecem a sequência e a lógica de como os blocos se interconectam.

Quais são as funções dos fluxos?
  • Automatizar tarefas:

    Eles podem realizar atividades repetitivas automaticamente, melhorando a experiência do usuário.


  • Guiar usuários:

    Como em cadastros ou suporte, levando-os passo a passo.


  • Executar lógicas:

    Para tomar decisões baseadas nas respostas do usuário.


  • Conectar sistemas:

    Permitem que diferentes plataformas compartilhem informações de forma automática.

Por que usar fluxos?
  • Menos complexidade: Não precisa programar, basta configurar.

  • Desenvolvimento mais rápido: Soluções mais rápidas e fáceis de criar.

  • Escalabilidade: Atende mais pessoas sem sobrecarregar a equipe.

  • Consistência: Garante respostas e interações padronizadas.

  • Personalização: Adapta o atendimento conforme o usuário.

Onde encontrar os fluxos?

No menu lateral clique em fluxos e na página de fluxos clique em "Criar novo"

E é assim que o Construtor de Fluxos se parece:

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  1. O que é um fluxo?

  2. Como funciona

  3. Principais componentes de um Fluxo

  4. Quais são as funções dos fluxos?

  5. Porque usar fluxos?

  6. Onde encontrar os fluxos?

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Fluxos são representações visuais que mostram o caminho de decisões que o computador irá tomar, os fluxos são muito usados para automatizar serviços como chatbots ou formulários. Eles possibilitam a criação de automações sem a necessidade de programação, permitindo personalizar a interação com os usuários.

Como funciona

Imagine um fluxo como um mapa de decisões, onde cada etapa é representada por um "bloco". Cada bloco pode ser uma mensagem, uma pergunta ou uma ação. Esses blocos se conectam por setas, mostrando para onde o sistema vai seguir com base nas respostas ou escolhas do usuário.

Principais Componentes de um Fluxo
  • Blocos de Mensagem:

    São as interações que o usuário visualiza, como textos, imagens ou botões.


  • Entradas do Usuário:

    Onde o sistema coleta informações, como nome, e-mail ou respostas para perguntas.


  • Condições:

    Usadas para direcionar o fluxo. Por exemplo, "se a resposta for 'Sim', vá para o próximo passo, caso contrário, vá para outro".


  • Ações Automatizadas:

    Realizam tarefas, como enviar e-mails ou fazer chamadas para outros sistemas.


  • Conectores:

    Estabelecem a sequência e a lógica de como os blocos se interconectam.

Quais são as funções dos fluxos?
  • Automatizar tarefas:

    Eles podem realizar atividades repetitivas automaticamente, melhorando a experiência do usuário.


  • Guiar usuários:

    Como em cadastros ou suporte, levando-os passo a passo.


  • Executar lógicas:

    Para tomar decisões baseadas nas respostas do usuário.


  • Conectar sistemas:

    Permitem que diferentes plataformas compartilhem informações de forma automática.

Por que usar fluxos?
  • Menos complexidade: Não precisa programar, basta configurar.

  • Desenvolvimento mais rápido: Soluções mais rápidas e fáceis de criar.

  • Escalabilidade: Atende mais pessoas sem sobrecarregar a equipe.

  • Consistência: Garante respostas e interações padronizadas.

  • Personalização: Adapta o atendimento conforme o usuário.

Onde encontrar os fluxos?

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E é assim que o Construtor de Fluxos se parece:

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  4. Quais são as funções dos fluxos?

  5. Porque usar fluxos?

  6. Onde encontrar os fluxos?

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Fluxos são representações visuais que mostram o caminho de decisões que o computador irá tomar, os fluxos são muito usados para automatizar serviços como chatbots ou formulários. Eles possibilitam a criação de automações sem a necessidade de programação, permitindo personalizar a interação com os usuários.

Como funciona

Imagine um fluxo como um mapa de decisões, onde cada etapa é representada por um "bloco". Cada bloco pode ser uma mensagem, uma pergunta ou uma ação. Esses blocos se conectam por setas, mostrando para onde o sistema vai seguir com base nas respostas ou escolhas do usuário.

Principais Componentes de um Fluxo
  • Blocos de Mensagem:

    São as interações que o usuário visualiza, como textos, imagens ou botões.


  • Entradas do Usuário:

    Onde o sistema coleta informações, como nome, e-mail ou respostas para perguntas.


  • Condições:

    Usadas para direcionar o fluxo. Por exemplo, "se a resposta for 'Sim', vá para o próximo passo, caso contrário, vá para outro".


  • Ações Automatizadas:

    Realizam tarefas, como enviar e-mails ou fazer chamadas para outros sistemas.


  • Conectores:

    Estabelecem a sequência e a lógica de como os blocos se interconectam.

Quais são as funções dos fluxos?
  • Automatizar tarefas:

    Eles podem realizar atividades repetitivas automaticamente, melhorando a experiência do usuário.


  • Guiar usuários:

    Como em cadastros ou suporte, levando-os passo a passo.


  • Executar lógicas:

    Para tomar decisões baseadas nas respostas do usuário.


  • Conectar sistemas:

    Permitem que diferentes plataformas compartilhem informações de forma automática.

Por que usar fluxos?
  • Menos complexidade: Não precisa programar, basta configurar.

  • Desenvolvimento mais rápido: Soluções mais rápidas e fáceis de criar.

  • Escalabilidade: Atende mais pessoas sem sobrecarregar a equipe.

  • Consistência: Garante respostas e interações padronizadas.

  • Personalização: Adapta o atendimento conforme o usuário.

Onde encontrar os fluxos?

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